ANTT aprova edital de concessão da ferrovia Oeste-Leste, com previsão de leilão em abril

Edital deve ser publicado no ‘Diário Oficial da União’ desta quarta. Primeiro trecho da Fiol tem 537 quilômetros entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, e está sendo construído pela Valec.

 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou nesta terça-feira (15) o edital de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no trecho que vai de Ilhéus (BA) a Caetité (BA).

 

O leilão está previsto para o dia 8 de abril de 2021. O edital deve ser publicado no “Diário Oficial da União” desta quarta (16).

 

Esse é o trecho inicial da Fiol, pensado para auxiliar o escoamento da produção de minério de ferro do interior baiano por meio do porto que será construído em Ilhéus. O trecho já está sendo construído pela Valec, estatal ferroviária. De acordo com informações disponíveis na Valec, 75% das obras físicas da ferrovia já estão concluídas.

 

Segundo a ANTT, vence o leilão quem ofertar o maior valor de outorga – o dinheiro será repassado à União.

 

O trecho que será concedido tem 537 quilômetros. A previsão é que, futuramente, também sejam concedidos os trechos entre Caetité (BA) e Barreiras (BA) e, em seguida, entre Barreiras (BA) e Figueirópolis (TO).

 

O prazo de concessão é de 35 anos, considerando o período de construção e operação da ferrovia.

 

A ANTT estima que a ferrovia exigirá R$ 5 bilhões em investimentos, a maior parte nos primeiros anos de contrato com conclusão de obras.

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados