Barra do Garças poderá ganhar ramal ferroviário até cidade em Goiás; trecho é estudado

Semana7/ Goinfra – Proposta consta em minuta de projeto de lei apresentado pelo governo de Goiás para facilitar criação de ferrovias por parte do setor privado


A instalação de um ramal ferroviário entre os municípios de Barra do Garças (MT) e Acreúna (GO) está em estudo pelo governo de Goiás, que pretende enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa do estado goiano para facilitar a criação de ferrovias por parte do setor privado. A proposta prevê contratos com duração de 25 a 99 anos.

A minuta do projeto de lei que disciplina o Sistema Ferroviário Estadual (SFE) foi apresentada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) a representantes de empresas do ramo logístico, nesta quarta-feira (08).

Elaborado em conjunto por técnicos da agência com sugestões de representantes de diversos setores interessados na ampliação do transporte multimodal, o texto – que está em sua primeira versão – tem o objetivo de desburocratizar a participação da iniciativa privada, levar investimentos para Goiás e reduzir, a médio e longo prazo, o custo do frete.

Conforme a proposta, a Goinfra poderá autorizar a construção dos ramais férreos por empresas interessadas em parceria com o Estado, que atuará como facilitador, organizando e dando rigor técnico às obras. As empresas devem apresentar requerimento ao governo, que inclui a avaliação de impacto social e ambiental das ferrovias.

Ao menos seis traçados estão em estudo para implantação. Entre eles, um que liga os municípios de Mineiros-GO, Jataí-GO e Rio Verde-GO; outro de Itumbiara-GO a Rio Verde-GO; um entre Barra do Garças-MT e Acreúna-GO (ligado à Ferrovia Norte-Sul); mais um entre Aragarças-GO e Cocalinho-MT (Ferrovia Fico); entre Niquelândia-GO e Mara Rosa-GO (ligado à Ferrovia Norte-Sul) e Catalão-GO a Itumbiara-GO.

A partir de agora, será aberto um período para discussão e coleta de sugestões para o projeto de lei. A versão final deve ser encaminhada à Assembleia Legislativa de Goiás e precisa passar por duas votações.

Ferrovias em Mato Grosso

Além de Goiás, o estado de Mato Grosso, que possui forte produção agrícola, já se movimenta para autorizar empresas privadas interessadas construir ferrovias a fim de escoamento da produção.

Em novembro do ano passado, a empresa de logística Rumo S.A iniciou a construção da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo, projeto que consiste em importante corredor logístico com extensão de mais de 700 quilômetros de extensão, que ligará os municípios de Rondonópolis-MT, Lucas do Rio Verde-MT e Cuiabá-MT. O investimento total da obra será entre R$ 14 e R$ 15 bilhões, com recursos 100% privados, sob regime de autorização via contrato firmado entre a empresa e o governo estadual.

A Rumo S.A também conseguiu autorizações da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério da Infraestrutura (Minfra) para construir mais duas linhas ferroviárias no estado. A primeira vai operar no trecho entre os municípios de Santa Rita do Trivelato-MT e Sinop-MT. Já a segunda linha será para 498 km entre Primavera do Leste-MT e Ribeirão Cascalheira-MT. A estimativa é de R$ 11,3 bilhões em investimentos.

Ainda no ano passado, em fevereiro, o governo federal anunciou a construção de um novo trecho ferroviário com 249,2 quilômetros de extensão, que ligará o município de Bom Jesus do Araguaia-MT a Água Boa-MT, na região do Vale do Araguaia. O valor da obra orçado pela Rumo S.A é de R$ 2,49 bilhões.

A empresa ainda tem autorização para explorar o trecho que liga Água Boa-MT a Lucas do Rio Verde-MT, que tem extensão total de 508 km e estimativa de investimento na ordem de R$ 5,08 bilhões.

A região Araguaia já foi beneficiada com 388 km de trilhos através da Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO), que vai conectar o Vale do Araguaia na BR-158, em Água Boa (MT) a Mara Rosa (GO), que está com as obras em andamento, iniciadas na cidade goiana. A construção é realizada pela Concessionária Vale S.A e o investimento previsto é de R$ 2,7 bilhões.

Há ainda o projeto para implantação da Ferrogrão, que se encontra ‘travado’ por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). O empreendimento, considerado uma alternativa para o escoamento de produção de grãos, é planejado para ter 933 quilômetros de trilhos e ligará os municípios de Sinop-MT a Miritituba-PA.

Ricardo Botelho/Minfra – captura de tela Semana 7

Fonte: Semana7/ Goinfra / Andrezza Dias (https://www.semana7.com.br/cidades/barra-do-garcas-podera-ganhar-ramal-ferroviario-ate-cidade-em-goias-trecho-e-estudado/59739)

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