Live ABIFER Conversa aborda o tema: “44 anos nos trilhos do desenvolvimento”

O presidente da ABIFER (Associação Brasileira das Indústrias Ferroviárias), Vicente Abate, realizou na última segunda-feira (02.08) uma live sobre os 44 anos da entidade em prol do desenvolvimento da ferrovia e da indústria ferroviária no Brasil. Durante a conversa, Abate destacou os trabalhos que vêm sendo realizados desde o início da associação e todo o desenvolvimento, assim como os entraves, dos transportes ferroviário de carga e de passageiros. “Somos uma entidade que busca o desenvolvimento de nossas associadas apoiando e trabalhando para a expansão do transporte ferroviário”, destacou.

Vicente falou ainda sobre a situação do transporte ferroviário e das indústrias durante a pandemia. “Todos, tanto os operadores quanto as indústrias, reforçaram a segurança e proteção de seus colaboradores e não pararam em momento algum”, observou. Segundo o presidente da ABIFER, o transporte ferroviário de carga superou as expectativas durante a pandemia, já o transporte de passageiros registrou uma queda, mas Abate acredita numa recuperação breve.

Quanto às indústrias ferroviárias, Abate destacou que há uma ociosidade alta, em torno de 90%, em todas elas, mas reforçou que há a expectativa de melhora já a partir do próximo ano. “Desde 2015, as operadoras ferroviárias, na expectativa da renovação antecipada, frearam os investimentos e isso afetou e muito as indústrias. Em 2019, com as renovações antecipadas e as novas concessões saindo do papel, segundo ele, os volumes vêm aumentando. “Estamos na expectativa de um aumento ainda maior a partir de 2022”, observou.

Vicente também abordou os temas do Reporto e do PLS 261, que são extremamente importantes para novos investimentos no setor ferroviário. Segundo Abate, o Reporto já está no Congresso e há o compromisso dos ministros Paulo Guedes, da Economia, e Tarcísio Freitas, da Infraestrutura, para que seja prorrogado até 31.12.2023. “Os benefícios que o Reporto trará em investimentos serão infinitamente maior do que as perdas de receitas do Governo e estamos confiantes de que será prorrogado”, finalizou.

Abate considera de extrema importância a aprovação do PLS 261, que é o Marco Regulatório das Ferrovias, para o crescimento do transporte ferroviário de carga. Segundo ele, somente através do PLS 261 poderemos dar início ao projeto das chamadas short lines, tão praticadas nos Estados Unidos, e que poderão desenvolver no Brasil tanto o transporte de carga quanto de passageiros. “É um projeto tão importante que o ministro da Infraestrutura estuda a possibilidade de se fazer uma MP (Medida Provisória) para implantá-lo”, destacou.

Vicente finalizou sua participação no ABIFER Conversa destacando que este é um novo projeto da entidade, que acontecerá quinzenalmente, inclusive com a participação de convidados. O próximo será no dia 16.08, também às 18h, com a participação de Silvia Cristina Silva, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp).

Fonte: Assessoria de Imprensa Greenbrier Maxion/AmstedMaxion

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados