Ritmo da comercialização supera a média histórica para o período, mas é inferior ao registrado nesta mesma época da última temporada
Canal Rural – Vai ser dada a largada para o cultivo da safra 2021/22 de soja em Mato Grosso. E no estado que mais produz o grão no país, o novo ciclo começa com boa parte da produção prevista, já negociada. Dos mais de 37,4 milhões de toneladas que devem ser colhidos, cerca de 14,8 milhões já foram comercializados. O montante equivale a 39,5% da produção total estimada.
Os números são do Imea, que realiza o acompanhamento mensal das negociações. De acordo com o instituto, as vendas desta nova safra tiveram início ainda em agosto do ano passado – antecipação histórica no estado – e seguiram em ritmo recorde até meados de março deste ano. Dali em diante, os agricultores começaram a pisar no freio. No mês passado, por exemplo, as vendas avançaram apenas 2,2 pontos percentuais. O principal motivo foi a cautela dos ‘players’ com a aproximação do início do cultivo.
Apesar da “desaceleração”, o volume comercializado até aqui supera a média das últimas cinco safras para o período (31,8%), mas é bem inferior ao registrado nesta mesma época no ciclo passado, quando os agricultores já tinham vendido 55,9% de toda soja que esperavam colher.
Fonte: Canal Rural (https://blogs.canalrural.com.br/canalruralmatogrosso/2021/09/15/safra-21-22-plantio-da-soja-vai-comecar-em-mt-com-quase-40-da-producao-ja-vendidos/)
©2025 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados
Compartilhe nas Redes Sociais: