VLI assina contrato para compra de locomotivas para operação na FCA

Diário do Comércio – A VLI – companhia de soluções logísticas que opera portos, ferrovias e terminais – assinou contrato para aquisição de nove locomotivas modelo ES-43BBI da Wabtec, que irão se juntar à frota premium da companhia para o transporte de cargas na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O negócio foi fechado ontem (28) e vai movimentar cerca de R$ 200 milhões. A previsão é de que as primeiras locomotivas sejam entregues dentro de um prazo de até 18 meses.  

A aquisição atende ao incremento da demanda por transporte de cargas no corredor Centro-Leste da companhia, por onde são escoados insumos e produtos da indústria siderúrgica, do agronegócio, carvão, fertilizantes, combustível e celulose para o sistema portuário do Espírito Santo. Entre as operações recentes da VLI está o transporte de celulose solúvel para a LD Celulose, em um contrato que prevê a movimentação de 500 mil toneladas anuais do material, produzido no Triângulo Mineiro, até o porto de Barra do Riacho (ES). 

“Este negócio representa mais uma contribuição da VLI para o desenvolvimento da indústria ferroviária nacional, o que também acontecerá uma vez concluído o processo de renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica, em virtude da necessidade do incremento da frota atual para atender ao aumento do volume de carga esperado com a renovação”, afirma o CEO interino da VLI e diretor de Finanças, Supply Chain e Serviços da companhia, Fábio Marchiori.

Apenas para o contrato da LD Celulose, a companhia investiu R$ 400 milhões na compra de vagões e locomotivas.

Ampliação no Espírito Santo – Além dos fluxos iniciados recentemente pela companhia, como o da LD Celulose, a VLI estuda novos investimentos e oportunidades para aumentar os volumes transportados aos portos do Espírito Santo. Exemplo disso é o recente anúncio de um memorando de entendimento com a Vports (antiga Codesa) para obras de expansão do novo Porto de Vitória com o objetivo de aumentar o volume de cargas escoado pelo local. Estudos a serem realizados em conjunto podem apontar para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.

O estudo estima um aumento de cerca de 5 milhões de toneladas de granéis sólidos minerais e vegetais à matriz de carga atual nos fluxos de importação e exportação do Estado. 

Atualmente, a VLI movimenta cerca de 25 milhões de toneladas anuais nos portos e ferrovias do Espírito Santo, com cargas que trafegam pela FCA, em Minas Gerais, e pela Estrada de Ferro Vitória/Minas, onde a VLI opera por direito de passagem para acesso aos portos capixabas. A operação portuária atual é concentrada nos terminais de Praia Mole, de Granéis Líquidos e de Produtos Diversos, instalados no Complexo Portuário de Tubarão. No entanto, a empresa acredita no crescimento deste corredor e estuda novas oportunidades portuárias públicas e privadas no Espírito Santo.

De acordo com o presidente e líder da Wabtec LatAm, Danilo Miyasato, a locomotiva Wabtec ES43BBi é um equipamento desenvolvido no Brasil por engenheiros brasileiros, focada no aumento da produtividade, eficiência, redução do consumo de combustíveis e emissões das ferrovias que operam em bitola métrica. Ainda segundo ele, existem mais de 50 locomotivas desse modelo em operação no País com altos índices de confiabilidade e disponibilidade.

A Ferrovia Centro-Atlântica percorre sete estados, transportando riquezas de diversos segmentos, como o agronegócio, siderurgia e construção civil para abastecimento dos mercados interno e externo. A renovação antecipada da concessão da FCA está atualmente em curso nos órgãos reguladores.

Foram compradas nove locomotivas da Wabtec; entrega das primeiras deve ser em até 18 meses | Crédito: Wabtec / Divulgação – captura de tela Diário do Comércio

Fonte: Diário do Comércio (https://diariodocomercio.com.br/economia/vli-assina-contrato-para-compra-de-locomotivas-para-operacao-na-fca/)

Compartilhe nas Redes Sociais:

©2024 | GBMX Criando Caminhos | Todos os direitos reservados